Oracle Database 12c – New Features

Das novas features do Oracle Database 12c já conhecidas, mais duas me chamaram a atenção, e que estão relacionadas com o RAC.

Uma delas é que haverá failover para DMLs, ou seja, caso um node falhe, as transações não irão falhar, transparentemente irão continuar em outro node. Isso, obviamente, está associado com drivers de ligação e que pode demandar a necessidade de ajuste aplicacional, no entanto a BD já possui mecanismos para controlar estas eventualidades. Esta funcionalidade chama-se AC (Application Continuity).

Outra novidade é o Flex ASM, em que é possível uma instância de base de dados utilizar uma instância ASM não local, no entanto, o acesso físico ao disco continua a ser direto, ou seja, o ASM assume o papel de metadata do que está armazenado. Uma funcionalidade interessante, e que pemitirá reduzir o overhead provocado pela existência de uma instância de ASM juntamente com a de base de dados.

Com isto, uma base de dados que esteja em uma máquina que não possua a instância de ASM, realizará pedidos a uma instância de ASM para obter informações dobre o mapeamento dos extents.