Olá PL/SQL, disse MariaDB :)

As soluções de base de dados, vem a evoluir de forma acelerada, seja pelo advento do Big Data, seja pelo esforço de tecnologias Open-Source. A base de dados MariaDB, é das tecnologias que tem me chamado a atenção e de forma positiva.

Em sua recente versão, a 10.3, agora há suporte para PL/SQL, uma grande ajuda para facilitar a migração de bases de dados Oracle para MariaDB, sendo que a mudança dos dados, é de certa forma pacífica, a mudança de código era um problema. Com esta evolução, passa a ser mais uma solução viável, que congrega diversas outras funcionalidades interessantes para o dia a dia, e o melhor com custos bem mais simpáticos.

MariaDB 10.3 SQL_MODE=ORACLE, veja o link das funcionalidades suportadas: https://mariadb.com/kb/en/library/sql_modeoracle-from-mariadb-103/

Para que se possa testar e começar a brincar com as novas funcionalidades, é possível utilizar já uma imagem docker oficial, que já está atualizada, ver em DockerHub.

Vamos a ação, para um pequeno teste:

1) Coloca a imagem docker do MariaDB a correr:

mariadb_plsql1

2) Conectar a instância MariaDB, a partir de um container cliente:

mariadb_plsql2

Validando que os containers MariaDB Server e MariaDB Client estão a funcionar (ver as 2 primeiras linhas do output abaixo):

mariadb_plsql3

3) Modo Oracle:

mariadb_plsql4

4) Algumas funcionalidades bult-in:

mariadb_plsql5

5) Teste com PL/SQL:

mariadb_plsql6

Conclusão:

A procura por soluções de custo mais reduzido, é sempre uma preocupação das empresas, para que possam otimizar os custos e serem mais competitivas no mercado. A evolução da qualidade e robustez dos softwares open-source, faz com que cada vez mais haja procura de alternativas. No caso de soluções alteranativas a Oracle (em um mundo Opensource) é possível ver o crescimento da adoção de PostgreSQL e MariaDB, tendo esta última um crescimento interessante.

dbtrends-2018

Fonte: https://db-engines.com/en/ranking_trend/relational+dbms

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s