O blockchain tem sido temas de dicussõs sobre a forma de olhar diversas soluções e conceitos de negócios que estão implementadas.
As criptomoedas são bastante conhecidas já, e a solução de base (blockchain) tem sido aplicado em outros tipos de soluções, por exemplo:
- 20 Blockchain Use Cases for 2018 You Should Know
- 50+ Examples of How Blockchains are Taking Over the World
Muitas soluções tem aparecido. Neste post, irei abordar uma tecnologia divulgado pelo Roman Gelembjuk, que permite criar um cluster com base de dados MySQL/MariaDB, em que utiliza a blockchain como mecanismo de sincronismo e descentralização dos dados, conforme diagrama abaixo:

A vantagem de utilizar uma base de dados “descentralizada”, como o MySQL ou MariaDB, é a maior viabilidade de desenvolvimento e adaptação de aplicações já existentes. Como o próprio autor do OurSQL refere, em que esta solução pode ser utilizada em casos:
– Plataformas de blogs descentralizadas
– Qualquer tipo de solução smart contract, mas sem limitações de um blockchain público.
Para experimentar, pode-se utilizar imagens docker, conforme linhas de comando abaixo para deploy de um “cluster” com 2 nós:
docker pull oursql/oursql-server
docker run –name oursql1 -p 9001:8765 -p 9002:8766 -d -it oursql/oursql-server interactiveautocreate -port 9001
docker run –name oursql2 -p 9003:8765 -p 9004:8766 -d -it oursql/oursql-server importandstart -port 9003 -nodeaddress host.local.address:9001
Feito o deploy, agora é testar 🙂

Alguns inserts em um nó e depois no outro 🙂

Et voilà!!