Git + MySQL = DoltHub

Certo dia li em um post no Reddit:

“Imagina se o Git e o MySQL tivessem um filho! Seria o DoltHub”

Foi o que o atual CEO da DoltHub escreveu 😀

Temos assistido uma transformação profunda alteração na forma de manipular e armazenar os dados. Tem surgido software com diferentes propósitos de utilização. Estes tempos de pandemia, tem sido o grande impulsionador da transformação digital nas organizações, e tem alterado as tendências na utilização das tecnologias de armazenamento de dados, como podemos ver na publicação da DB-Engine:

O DoltHub permite o controle do estados dos dados por branches, como um git. Possui o conceito de um banco de dados controlado por versões/branches, permitindo que dados e esquema evoluam juntos.

No entanto, esta solução garante esta experiência/git em um motor bancos de dados SQL, compatível com MySQL. (Para mais informações do Dolt, veja este link).

Até a data de hoje, as funcionalidades de git funcionam apenas para os objetos/dados na base de dados dolt:

Apesar de ter uma shell de comandos dolt>, é possível lançar um novo daemon compatível com clientes MySQL:

Existem algumas “tabelas de sistema” que auxiliam no controle das branches, como por exemplo dolt_branches, que permite visualizar as branches que foram criadas:

E para cada tabela, é possível ver por row a qual branch pertence (através da hash). Para esta validação, tem que fazer uma query a tabela de sistema dolt_history_<nome-da-tabela>:

No exemplo acima, as colunas da tabela TST1 são “a” e “b”. As demais colunas (commit_hash, committer, commit_date) são informações da referida branch.

Utilizando o Sysbench para injetar carga e comparando o MySQL CE e DoltHub (e no ambiente que tenho para testar estas coisas :-D), não se verifica diferenças significantes. Alguns gráficos abaixo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s